15 dicas para aliviar a cólica menstrual


As cólicas menstruais atingem 75% das mulheres em idade fértil. A incômoda dor na região pélvica varia de intensidade de uma mulher para outra. Em casos agudos, a dor impede a realização até de atividades simples, como caminhar, por exemplo. A cólica menstrual é responsável por vários dias de ausência no trabalho e na escola.

A cólica é dividida em duas categorias: primária e secundária. Mais comum, a primária é reflexo do período menstrual. Já a secundária apresenta disfunção ginecológica por trás das fortes dores e deve ser avaliada por um especialista. É possível, no entanto, reduzi-las consideravelmente. Por isso, separamos 
15 dicas para aliviar a cólica menstrual


1. Faça acupuntura
O método que usa agulhas espetadas em pontos estratégicos do corpo auxilia na liberação de endorfina, o que reduz o incômodo causado pela dor abdominal.

2. Faça massagens
Para aliviar a tensão, faça movimentos suaves nos pés e no abdômen. Isto alivia a tensão muscular e melhora a circulação sanguínea, reduzindo a dor.
3. Evite o estresse
O estresse pode aumentar a intensidade da cólica e suas dores. Portanto, evite situações que causem estresse.
4. Tome chás
Chás como erva-cidreira, hortelã e canela são aliados no combate às dores da cólica. Eles têm propriedades calmantes que ajudam no alívio da dor e proporcionam bem-estar.
5. Recorra à bolsa de água quente
O calor provocado pela bolsa estimula a irrigação sanguínea e, consequentemente, relaxa a musculatura e ameniza o impacto das contrações uterinas. É um dos métodos mais eficazes.
6. Evite gordura
Tanto quanto possível, evite alimentos gordurosos e frituras. Eles aumentam a produção de hormônios que são responsáveis pela contração uterina.
7. Evite cafeína
Fuja de alimentos embutidos e bebidas com cafeína, como café, chá-preto e refrigerante.
8. Pratique exercícios
Exercícios físicos e alongamento ajudam a soltar os músculos e aliviam a dor.
9. Descanse
Durante a menstruação, é normal que aumente a sensação de fadiga. É importante ter momentos de relaxamento e descanso.
10. Consuma alimentos com ômega-3
Com propriedades anti-inflamatórias, alimentos com ômega-3 (salmão, atum e linhaça, por exemplo) são aliados para evitar a cólica menstrual.
11. Tome vitamina
Vitamina B1 e suplementos à base de magnésio ajudam a reduzir as cólicas e o inchaço menstrual.
12. Se precisar, recorra ao remédio
Em caso de dores muito intensas, você pode optar por analgésicos que não tenham necessidade de prescrição médica.
13. Faça abdominais
Exercícios específicos, como abdominais, contribuem diretamente para o alívio da cólica, uma vez que relaxam a região.
14. Pratique Pilates
O método Pilates ameniza as dores, pois trabalha o controle respiratório e, com isso, reduz as tensões que agravam as cólicas.
15. Adote a homeopatia
Lachesis, Sépia, Calcarea Carbônica, Caulophyllum e Chamomilla são remédios de terapia alternativa indicados para cólicas.
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